SBE-SOCIEDADE BENEFICENTE ESPIRITUALISTA
REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ACOLHIMENTO
NA CIDADE DE MONTENEGRO-RS
DIRETORIA ESTATUTÁRIA - MANDATO AGOSTO 2023/2026:
Presidente:
Terezinha Vânia Chassot Angeli
Vice-Presidente:
Antônio Edison da Cruz Padilha
Primeira Secretária:
Carmen Lucia Rodrigues
Segunda Secretária:
Vania Griebeler Bandeira
Primeira Tesoureira:
Rejane Batista
Segunda Tesoureira:
Hedi Lourdes Kraemer Thomsen
Assessores Jurídicos:
Marcos Gilberto L. Griebeler
Eduarda Brinkmann Vogel
Fernanda Lopes Kerber
Conselho Fiscal:
Vilson Jose Fachin
Luiz Femando Bondan
Sandra Marlene Nunes
Suplentes do Conselho Fiscal:
Carlos Estevão Silveira
Suzana Gonçalves Ribeiro
Raquel Cardona Orth
Conselho de Assistência e Amparo:
Alja Maraglia Kratz
leda de Freitas Gewehr
Ledir Moreira
Mara Odete Muller
Maria Terezinha Kraemer Canello
Marinice Machado Dhein
Sonia Clair da Silva Machado
Nereida Acaddrolli Sant'Ana
Conselho de Ex-Presidentes:
Carlos Alberto Justino Luchesi
Nereida Mansa Vianna Lauer
Lucy Andreatta Heinz
Marcos Gilberto Leipnitz Griebeler
Lino Antonio Andnighetti
Josênia de Almeida Flores Cruz
Lucia Femandes de S. Biehl
Carmen Pafiadache da Rocha Silva
Suzana Goncalves Ribeiro
Maria Soledad Vidal Rodrigues
Diretora executiva Josênia Flores Cruz ao lado da presidente Terezinha Chassot Angeli
Nossa HISTÓRIA:
A fundadora D. Anita trabalhava, na época (1960), como voluntária na LBA (Legião Brasileira de Assistência) e via a situação de pobreza de muitas famílias que moravam no “Morro da Favela”. Sentiu que poderia ajudar criando uma casa para abrigar e dar assistência às crianças, educando para a vida.
O objetivo era de fundar uma instituição que “cuidasse de crianças desvalidas”, como consta na ata de fundação.
Após a criação da Sociedade, da organização da documentação e dos registros cabíveis, o desafio era de construir esta casa. Em 1962 a Sociedade conseguiu que a Prefeitura Municipal fizesse a doação do terreno situado na rua Dr. Bruno de Andrade. Em 1963 foi feita a escritura e o registro da área doada. O terreno foi cercado e iniciou-se a construção do prédio que foi batizado de Lar do Menor.
Os recursos para a construção vieram de várias fontes, como: associados, doadores da comunidade, Governo do Estado, deputados estaduais e federais, promoções de eventos, etc.
Com muito sacrifício e trabalho o prédio foi erguido com uma área construída de 1.029m2 e recebeu o número 940 para seu endereço na rua Dr. Bruno de Andrade, hoje Bairro Municipal.
Mesmo sem estar plenamente construído o Lar do Menor já começou com o atendimento às crianças. Em princípio atendia crianças até os 12 anos de idade, sendo as maiores no contra turno escolar.
Com o passar do tempo o Lar do Menor ampliou sua atuação fazendo parceria com o Município de Montenegro e abrindo outras unidades para atendimento de crianças em cinco Creches e uma Casa de Acolhimento.
FUNDADORA: ANITA HARRES FERRAZ
Dirigentes SBE
A Sociedade Beneficente Espiritualista, sendo uma associação, é dirigida por uma Diretoria Estatutária, voluntária, e por uma Diretoria Executiva, formada por diretores funcionários da Entidade.
1- Diretora Executiva - cargo de confiança da Diretoria Estatutária, dirige a Instituição em parceria com as demais diretoras, que são cargos de confiança da Direção Executiva.
2- Diretora Administrativa - dirige as questões administrativas
3- Diretora Pedagógica – dirige as questões pedagógicas
4- Diretora de Planejamento – dirige as questões de planejamento e projetos
As Unidades de Educação Infantil, mantidas pela SBE, são subordinadas a Direção Executiva e coordenadas por profissionais habilitados na área da Pedagogia. São elas:
1- Unidade de Educação Infantil Anita Harres Ferraz
Coordenadora - com a titulação na área da Pedagogia
2- Unidade de Educação Infantil Cinco de Maio
Coordenadora - com a titulação na área da Pedagogia
3- Unidade de Educação Infantil Nilton Moreira
Coordenadora - com a titulação na área da Pedagogia
4- Unidade de Educação Infantil Cleo Heller
Coordenadora - com a titulação na área da Pedagogia Pós-graduada em Gestão Escolar, Orientação e Supervisão Escolar
5- Unidade de Educação Infantil Hélio Soares Araújo
Coordenadora - com a titulação na área da Pedagogia
Nas Unidades de Educação Infantil as vagas disponibilizadas para a Prefeitura Municipal de Montenegro são totalmente gratuitas para os alunos e o encaminhamento para a ocupação das vagas é realizado pela Central de vagas da Secretaria Municipal de Educação.
A Unidade Casa de Acolhimento, mantida pela SBE, é também subordinada a Direção Executiva e coordenada por dois coordenadores (um do sexo masculino e um do sexo feminino) que são os Guardiões das crianças e adolescentes acolhidos (representando Pai e Mãe), e autorizados pelo Poder Judiciário.
Os cargos de coordenadores são ocupados por funcionários com a seguinte titulação:
- Administração de Empresas
- Técnico em Enfermagem
Na Casa de Acolhimento as 25 vagas são oferecidas para a Prefeitura Municipal de Montenegro e o encaminhamento se dá pelo Poder Judiciário e Rede Socioassistencial.
Você sabia:
... que LAR DO MENOR é o nome fantasia da SOCIEDADE BENEFICENTE ESPIRITUALISTA- SBE
... que a SOCIEDADE BENEFICENTE ESPIRITUALISTA é uma OSC (ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL)
... que D. Anita foi a primeira presidente
da SBE
... que o LAR DO MENOR, ao longo destes 63 anos, tem sido parceiro da Prefeitura Municipal, auxiliando o Poder Público a cumprir com suas responsabilidades, cuidando e educando crianças nas suas Creches e no Abrigo Menino Jesus de Praga
... que o LAR DO MENOR foi a primeira Creche de Montenegro
...que as Unidades da SBE se localizam nos bairros Municipal, Cinco de Maio, Panorama, Germano Henke, Senai e São João
... que a administração da SBE funciona no prédio da Rua Dr. Bruno de Andrade, nº 940, bairro Municipal
... que esta entidade emprega 200 funcionários e atende a 566 crianças/adolescentes
... que a SBE é Certificada pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e pelo Ministério da Educação como Entidade Beneficente de Assistência Social – EBAS
... que nestes 63 anos a SBE contou com 11 presidentes que doaram seus nomes para realizar um trabalho voluntário, que garante legalmente a existência da Instituição
... que a meta atual da SBE é buscar a profissionalização do trabalho que realiza e para isto exige a titulação de seus funcionários na área do magistério e na área da educação social
... que através de sua gestão está evoluindo em busca desta profissionalização, organizando sua administração, buscando adequação à legislação, implantando projetos de qualificação profissional e apostando na qualidade de seus colaboradores
... que a SBE tem muito a agradecer aos parceiros de sempre, que ajudaram e ajudam atualmente a manter a Entidade, como: associados, colaboradores, empresas, poder público municipal, estadual e federal, poder legislativo e judiciário, tabelionato, clubes de serviço, cidadãos montenegrinos, cidadãos de municípios vizinhos e comunidades escolares de nossas creches.
Nossa FILOSOFIA:
A Sociedade Beneficente Espiritualista busca OPORTUNIZAR um ambiente físico e social, que permita o CONVÍVIO com a CULTURA, proporcionando o DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE, a fim de sentirem-se ACOLHIDOS E PROTEGIDOS, possibilitando-lhes o ENFRENTAMENTO AOS DESAFIOS que a vida lhes oferece.
NOSSA MISSÃO:
Promover ações onde a Sociedade Beneficente Espiritualista - SBE - possa exercer a sua função EDUCATIVA E SOCIAL, buscando desenvolver na criança e no adolescente, ASPECTOS COGNITIVOS, AFETIVOS, PSICOMOTORES, ÉTICOS E MORAIS, através de um trabalho diferenciado e desafiador, possibilitando-lhes a condição de agentes transformadores da sociedade onde estão inseridos.
NOSSA VISÃO:
Buscar ser referência em Educação Infantil e em Acolhimento de Crianças e Adolescentes, aprendendo com o enfrentamento dos desafios cotidianos, a partir de estudos da realidade e uso de ações pedagógicas a interferir no meio aonde atuamos.
Como a entidade é mantida?
Desde 2008 a prefeitura oficializou a relação com a SBE. Até então, não haviam contratos e a relação era informal. Hoje, o município compra pelas vagas das crianças/adolescente que a entidade oferece.
A entidade faz um plano de orçamento anual, que é aprovado pela prefeitura, com a estimativa das necessidades financeiras de toda a entidade. Mensalmente é feita a prestação de contas do uso desta verba.
Além da parceria municipal, a SBE conta com doações espontâneas da comunidade, verbas públicas, que vem com a elaboração de projetos específicos, entre outros.
Os prédios de todas as unidades são cedidos pela prefeitura (por cessão de uso). Exceto o prédio da UEI Anita que o terreno foi doação para a entidade e a construção foi feita por doações da comunidade. E a Casa de Acolhimento Infantil - Abrigo, onde o Estado fez a doação para a prefeitura de modo informal.
(51) 3632 2214